MPT-PI e órgãos federais criam Rede de Desenvolvimento da Gestão no Piauí
O Piauí passa a contar agora com uma Rede de Desenvolvimento da Gestão. A Rede é formada por diversos órgãos federais de Justiça e controle e tem o objetivo de garantir uma cooperação mútua entre as instituições para compartilhamento de estruturas e processos para otimização dos trabalhos com foco da eficiência e melhoria das gestões. A assinatura do Acordo de cooperação Técnica entre as instituições aconteceu nesta segunda-feira, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região.
A Rede é formada pelo Ministério Público do Trabalho, Procuradoria da República, Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Defensoria Pública da União (DPU) e Controladoria Geral da União (CGU).
A Rede de Desenvolvimento da Gestão no Piauí nasce da necessidade de mudança de paradigmas na administração pública, onde o desafio diário é melhorar a prestação de serviços públicos e equilibrar com as constantes limitações de recursos. “Sempre nos queixamos de ausência de recursos, de servidores, e agora, com essa Rede de compartilhamento, acredito que podemos ir muito longe. Vamos poder nos unir, incorporando processos para aperfeiçoarmos as gestões, beneficiando toda a sociedade. Além disso, vai haver uma maior aproximação entre as instituições”, pontuou a Procuradora-chefe do MPT-PI, Natália Azevedo.
De acordo com o Procurador da República Marco Túlio Lustosa Caminha, a assinatura do acordo representa um momento histórico para o Piauí. “Esse é um modelo inspirado na Rede de Controle. A adesão das instituições demonstra o interesse e o compromisso com a agilidade, economicidade e eficiência na prestação de serviços públicos”, avalia.
Avaliação feita também pelo presidente do TRT-PI, desembargador Marco Aurélio Lustosa. Segundo ele, as instituições vão poder unificar ações e trocar experiências em várias áreas que irão repercutir, diretamente no serviço prestado para a população. “Temos uma legislação comum entre as instituições e agora, com essa Rede, vamos poder trabalhar de forma mais integrada, compartilhando de métodos de trabalho, compras públicas, formação continuada de servidores, entre outros. Estou entusiasmado com a rede e tenho certeza de que o resultado será positivo não apenas para as instituições envolvidas, mas também para toda a sociedade”, frisou.
Tags: Ministério Público do Trabalho, assinatura, rede de desenvolvimento, gestão pública, órgãos federais