MPT-PI participa de capacitação no TCE para monitoramento das gestões públicas
Representantes do Ministério Público do Trabalho no Piauí participaram de um treinamento no Tribunal de Contas do Estado (TCE) focado nas plataformas disponibilizadas pela corte de contas para monitoramento das gestões públicas. O objetivo é que o MPT possa ter acesso às informações disponibilizadas pelo Tribunal em várias áreas, como fiscalização de obras, gestão de resíduos sólidos e até mesmo envolvendo a contratação de servidores.
A Procuradora-Chefe do MPT-PI, Natália Azevedo, explicou que a capacitação é o primeiro passo para uma parceria inédita que será firmada, em breve, entre o MPT e o TCE com o objetivo de permitir que membros e servidores tenham acesso aos dados de monitoramento de gestões públicas do Piauí. “O Tribunal de Contas será nosso parceiro nessa atuação para que tenhamos acesso direto a informações que são essenciais ao nosso trabalho e que o Tribunal já dispõe nos seus sistemas. Com isso, nosso trabalho será otimizado e o resultado disso será favorável para toda a sociedade. Com esses dados em tempo real, teremos processos mais modernos, garantindo respostas mais rápidas, como a sociedade demanda e merece”, pontuou ela.
Um termo de cooperação técnica será firmado, em breve, entre as duas instituições com o objetivo de compartilhamento de dados. O presidente do TCE, Conselheiro Kennedy Barros, lembrou que a agilidade é um avanço significativo nas instituições e favorece, sobretudo, a população. “Antes, um técnico precisava solicitar informações por ofício, o que demandava tempo e tornava o processo mais lento. Após firmarmos essa parceria, ele poderá acessar esses dados em tempo real, agilizando o serviço público”, explicou.
Nesse primeiro momento, a equipe do MPT-PI, formada por membros e servidores, tiveram acesso a uma capacitação oferecida pelo TCE, abordando os principais programas utilizados pelo Tribunal no monitoramento das gestões públicas. O treinamento foi conduzido pelo chefe do Núcleo de Gestão de Informação Estratégica (NUGEI), João Luís.
Inaldo Oliveira, diretor de Fiscalização de Pessoal e Previdência do TCE-PI, ressaltou que o Tribunal tem feito parceria com outras instituições para interligar os processos, dando mais agilidade e eficiência nas análises das ações públicas. “São instituições que têm objetivos comuns de garantir uma gestão pública proba e aperfeiçoada. Cada instituição tem seu foco específico e usará o sistema para a coleta de dados de acordo com suas atribuições e necessidades”, ressalta.
Tags: Ministério Público do Trabalho, capacitação, TCE, gestão pública, monitoramento