MPT-PI prorroga inscrições para processo seletivo de estagiários até dia 16 de outubro
As inscrições para o processo seletivo de estagiários do Ministério Público do Trabalho no Piauí foram prorrogadas. Agora, os estudantes interessados têm até as 17 horas do dia 16 de outubro para se inscreverem em busca de uma vaga para estágio dos cursos de Direito, Engenharia Civil, Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis. O edital prevê também formação de cadastro de reserva. As inscrições podem ser feitas através do site da PRT 22, no www.prt22.mpt.mp.br (Informe-se/Concursos e Seleções/Estagiários/Processo Seletivo 2023/SEDE e PTMs).
Vale destacar que, além de vagas para a sede do MPT em Teresina, o edital prevê vagas para as Procuradorias do Trabalho dos municípios de Picos e Bom Jesus. O edital contempla ainda vaga para a Procuradoria do Trabalho de Timon (Maranhão), que está atualmente instalada na sede da PRT da 22ª Região.
Poderão pleitear as vagas para a PRT 22 alunos regularmente matriculados em instituições de ensino superior conveniadas ao MPT-PI. São elas: Fundação Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Associação Teresinense de Ensino S/C Ltda (Centro Universitário Santo Agostinho), Centro de Ensino Superior Piauiense Ltda/Faculdade Maurício de Nassau, Faculdade Uninassau Aliança, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Fundação Educacional da Associação Comercial Piauiense/Faculdade das Atividades Empresariais De Teresina (FAETE), Uninovafapi, Grupo Educacional Superior CEV LTDA (iCEV), Faculdade Integral Diferencial Wyden (FACID WYDEN), Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba (CESVALE) e Instituto de Educação Superior Raimundo Sá S/C Ltda.
No ato da inscrição, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos: cópia do documento de identidade (com a exibição, no dia da prova, do original ou cópia autenticada); cópia da Declaração de Matrícula atualizada expedida pela instituição de ensino; no caso de candidatos com deficiência, o requerimento mencionado. No caso de candidatos que optarem por participar do Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais e Cotas para Negros, termo de adesão e declaração constante no anexo do Edital.
O estágio tem duração máxima de 2 anos e fica proibida a participação no certame de estudantes que já tenham estagiado por 2 anos no âmbito do Ministério Público do Trabalho. O resultado provisório das inscrições homologadas será divulgado no site da PRT/22ª Região - www.prt22.mpt.mp.br - (Informe-se/Concursos e Seleções/Estagiários/Processo Seletivo 2023/SEDE e PTMs) na data provável de 11/10/2023. A lista definitiva das inscrições homologadas após recurso está prevista para ser divulgada no dia 13/10/2023.
O processo seletivo envolve provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, para os estudantes de Direito. Para os demais cursos, apenas prova objetiva. A data provável de aplicação das provas é no dia 29 de outubro, em local a ser divulgado no site "http://www.prt22.mpt.mp.br (Informe-se/Concursos e Seleções/Estagiários/ Processo Seletivo 2023/SEDE e PTMs), com duração máxima de 04 horas, com previsão de aplicação das 08 às 12 horas. O estudante deverá se apresentar ao local da prova com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, e do documento de identidade original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira (grafite) e/ou borracha durante a realização das provas.
A carga horária será de 20 horas semanais, distribuídas em jornadas de 04 horas, de segunda a sexta-feira, no horário de expediente da SEDE, sem prejuízo das atividades discentes do estagiário. O estagiário também tem direito a recesso remunerado de 30 dias anuais, sempre que a duração do estágio for igual ou superior a um ano. O estudante terá direito a uma bolsa estágio mensal no valor de R$ 976 e auxílio-transporte de R$ 11, por dia de efetivo estágio realizado. Além disso, será providenciada ainda a contratação de seguro contra acidentes pessoais, mediante Apólice Coletiva de Seguro.
Clique aqui para conferir o edital na íntegra