MPT-PI recebe representantes do Selo Internacional do Trabalho Digno

Representantes ONG suíça Brucke Le Pont e da Rede Ponte estiveram no Ministério Público do Trabalho no Piauí para apresentar o Projeto do Selo Internacional do Trabalho Digno. A ideia é ter o MPT como parceiro no trabalho de certificação social junto às empresas para que elas possam adotar iniciativas que promovam o trabalho digno. O encontro contou com as presenças da Procuradora-Chefe do MPT no Piauí, Natália Azevedo, e do Procurador do Trabalho Edno Moura.

De acordo com Ingrid Medeiros Lustosa, representante da Brucke Le Pont, a visita ao MPT teve o objetivo de apresentar o projeto do selo “Eu apoio o Trabalho Digno” que, este ano, chega a sua quarta edição. “O Selo é uma certificação social promovida pela Brucke Le Pont e pela Rede Ponte para empresas que se submetem a um processo de avaliação e diagnostico sobre a promoção e defesa da cultura do trabalho digno, explicou.

Segundo ela, todo o processo de adesão ao Selo é voluntário, mas as empresas participantes recebem uma série de benefícios e orientações para promover o trabalho digno. “É um processo voluntário, não fiscalizatório, tem um caráter pedagógico e educativo, onde as empresas que participam também têm acesso à vários tipos de informações e, juntos, vamos promovendo essa cultura. A gente acredita que, com o trabalho digno, todos ganham”, ressalta, destacando que mais de 100 empresas piauienses já foram certificadas.

A Procuradora-chefe do MPT no Piauí, Natália Azevedo, reforçou que iniciativas que promovam o trabalho digno são sempre bem-vindas e abraçadas pelo órgão. “A promoção de um trabalho digno é a nossa bandeira e é a nossa área de atuação. A gente acredita que toda forma de sensibilização e orientação sobre a promoção de um meio ambiente de trabalho que seja inclusivo e que respeite o trabalhador é importante, porque garante a dignidade das pessoas e reforça os direitos”, ressalta.

A abertura dos processos para a certificação das empresas que vai acontecer em abril. O Selo é uma forma das empresas que promovem o trabalho digno se destaquem no mercado, fazendo com que a sociedade possa conhecer aquelas empresas que fazem a promoção do trabalho digno. As inscrições para concorrer ao Selo podem ser realizadas no site redeponte.org até o dia 31 de dezembro. O resultado da avaliação será divulgado no site da Rede Ponte e nas redes sociais do Trabalho Digno.

Tags: MPT-PI, visita, Selo , Trabalho Digno, Brucke Le Pont

Imprimir