MPT-PI participa de live sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
O Ministério Público do Trabalho no Piauí participará de uma live onde serão discutidas as ações de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Teresina. O evento é promovido pelo serviço “Levanta-te, Vem para o Meio”, desenvolvido pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), e acontece nesta quinta-feira, dia 24 de junho, no auditório Paulo VI, em Teresina. A live será transmitida a partir das 16h, ao vivo pelo YouTube da Arquidiocese de Teresina.
Durante o evento, acontecerá um bate-papo com a procuradora do Trabalho, Jeane Araújo Colares, que está à frente da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (COORDIGUALDADE) do Ministério Público do Trabalho no Piauí. Ela falará sobre a lei de cotas e o fortalecimento da cidadania das pessoas com deficiência em Teresina. “Será um momento importante para falarmos dos aspectos da lei e da necessidade de ampliarmos a presença de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Uma oportunidade, inclusive, de sensibilização das empresas, contribuindo para eliminar as diversas barreiras e preconceitos ainda existentes no mercado de trabalho”, comentou a procuradora.
Na ocasião, também haverá um momento de diálogo com empresas parceiras sobre inclusão social, bem como a participação de PCD´s beneficiados pelo projeto e apresentações artísticas. O Projeto Trabalho Acessível é desenvolvido desde outubro de 2020, por meio de parceria com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), o MPT e o serviço “Levanta-te, vem para o meio”. Um dos principais focos é a fortalecer o banco de talentos com cadastros de PCD´s aptos para serem inseridas no mercado de trabalho.
Os resultados alcançados pelo projeto já são positivos. Desde a sua criação, 202 pessoas com deficiência foram cadastradas no Banco de Talentos e 36 delas incluídas no mercado de trabalho, mesmo em um momento de pandemia. O projeto é realizado por uma equipe de profissionais que conta com assistente social, comunicóloga, mobilizadores sociais e intérpretes de libras atuando na captação de cadastros de PCD´s e na articulação de parcerias com as empresas.
Tags: Piauí, MPT, live, inclusão, pessoas com deficiência