MPT-PI doa recursos para projeto social em Vila de Teresina
O projeto “Arte, Vida e Trabalho” pretende oferecer cursos profissionalizantes de corte e costura para as mulheres da comunidade, como possibilidade de complemento de renda; aulas de iniciação musical para crianças e adolescentes, visando a promoção sociocultural através da música; além de promover o desenvolvimento de habilidades que ajudem no processo de inclusão ao mercado de trabalho.
Na região da Vila do Avião, os moradores são de baixa renda ou estão desempregados, e as opções de lazer e cultura para os mais jovens são inexistentes. “Nós do MPT-PI realizamos parcerias com diversas instituições que desenvolve projetos sociais. Uma delas é o Rotary-Fátima que nos apresentou esse projeto e o MPT-PI fez a doação com recursos decorrentes da atuação do órgão, isto é, oriundos de multas de Termos de Ajustamento de Conduta e Ações Civis Públicas para que ele pudesse ser concretizado e trazer mudanças significativas na vida dessa comunidade”, explicou o procurador do Trabalho, José Heraldo de Sousa.
Com o valor doado pelo MPT-PI, o Rotary Clube Fátima investiu em instrumentos musicais, como violões, pandeiros e flautas, além da compra de caixas de som e microfones. A instituição adquiriu, ainda, estantes, armários, ventiladores, mesas e máquinas de costura que contribuirão com as atividades do projeto. Ademais, quase 100 livros infantis foram adquiridos para o “clubinho do livro”, biblioteca na vila em que as crianças escolhem e pegam emprestados até dois livros para ler durante a semana. Com isso, as crianças que estão sem frequentar a escola por conta da pandemia encontram materiais para continuarem desenvolvendo suas habilidades de leitura e concentração.
De acordo com Simone Maria Gonçalves, a presidente do Rotary Clube-Fátima, que coordena o projeto, o “Arte, Vida e Trabalho” atende, entre jovens e adultos, mais de 300 pessoas. “Essa parceria com o Ministério Público está sendo bastante positiva. Estamos conseguindo realizar diversas ações que terão um impacto positivo na comunidade. É um projeto que será continuado e que beneficiará centenas de pessoas durante toda a sua execução”, comemorou.
Outra iniciativa do projeto, realizada através das mulheres da comunidade, foi implantar uma “quitanda solidária” com itens indispensáveis, como de higiene pessoal e alimentação, onde cada família pode pegar até dois itens que esteja mais precisando. Além disso, a Rotary observou uma carência da população no que diz respeito a bolsas, roupas e calçados. Por conta disso, no domingo (20), será feita a doação desses itens aos moradores, além de mais livros às crianças.