Procurador-chefe do MPT-PI fala sobre a importância da representatividade sindical em escolas

Como ação da campanha Maio Lilás, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI), Ednaldo Brito, visitou estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de duas escolas públicas em Teresina nos dias 28 e 29 para conversar sobre a relevância dos sindicatos em suas práticas trabalhistas. A campanha, que tem como tema de 2019 “Conheça quem te representa”, é promovida pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) com o objetivo de conscientizar sobre a importância das boas práticas sindicais.

 

Na ocasião, as turmas ouviram sobre o papel dos sindicatos, além de conhecer o papel do Ministério Público do Trabalho na defesa de seus direitos. Os estudantes também tiveram espaço para tirar dúvidas sobre o tema. “Houve muita participação, o ambiente era neutro e havia pessoas de várias categorias envolvidas, como construção civil, vigilância, trabalho doméstico, alimentação, comércio e serviços. Abordamos a necessidade de o trabalhador se informar melhor sobre o sindicato que representa sua categoria e os direitos já conquistados, como piso salarial, ticket alimentação, entre outros”, explica o procurador.

Para Ednaldo Brito, é essencial estimular a aproximação dos trabalhadores e seus respectivos sindicatos. “Conhecer o que o sindicato faz ou deixa de fazer dá ao trabalhador a liberdade de escolher se deseja se filiar ou não, além de conhecer os direitos conquistados, bem como acordos e convenções coletivos firmados”, ele enfatiza.

Imprimir