MPT-PI é homenageado por atuação em projeto de combate aos lixões

O Ministério Público do Trabalho no Piauí foi uma das instituições homenageadas pelo Ministério Público do Estado pelo projeto de combate aos lixões, desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado e Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A honraria foi entregue nesta quarta-feira ao procurador do Trabalho Carlos Henrique Leite, que representou o MPT na solenidade, que integra a programação da Semana do Ministério Público.

 

O Projeto “Zero Lixões – Por um Piauí mais limpo” tem o objetivo de provocar os municípios piauienses para acabar com os lixões. A ideia é trabalhar o viés ambiental, mas também regulamentar o trabalho dos catadores e catadoras de resíduos recicláveis, organizando-os em cooperativas que possam gerar emprego e renda para essas famílias. A proposta é atuar em conjunto para que os municípios piauienses se adequem à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para o procurador Carlos Henrique, receber essa homenagem é uma demonstração de que as instituições estão no caminho certo. “É muito gratificante. Já temos resultados muito positivos e temos que ir em frente para erradicar com os lixões, mas com o cuidado e respeito ao meio ambiente e também com a inclusão produtiva dos catadores e catadoras, que são pessoas que estão à margem da sociedade, mas que tem um peso importante no nosso desenvolvimento socioambiental”, pontuou.

A promotora Aurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do MPP, destacou que o projeto Zero Lixões já ganhou reconhecimento nacional pelos resultados positivos. A iniciativa conquistou o primeiro lugar na categoria sustentabilidade na premiação nacional do Conselho Nacional do Ministério Público. “O projeto do Piauí é resultado de um aprimoramento das experiências exitosas que observamos em outros estados. É a primeira vez que o Piauí alcança esse prêmio e isso afirma a atuação do projeto de forma integrada entre as instituições. O MPT tem um papel fundamental nesse processo porque cuidamos do meio ambiente, mas com a preocupação socioeconômica dos trabalhadores que atuam nessa atividade. Temos 32 lixões encerrados, mas queremos alcançar os 224 municípios”, frisou ela.

O procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, também falou sobre a parceria entre as instituições. “Contar com essas instituições nesse importante projeto é uma demonstração clara de que, quando atuamos juntos, podemos mudar realidades, proteger nosso meio ambiente e construir um futuro mais saudável para as próximas gerações”, disse. Já o presidente do TCE, Conselheiro Kennedy Barros, comentou que o foco das instituições é sempre atuar em benefício da sociedade, em todas as áreas.

A homenagem foi entregue aos representantes das instituições parceiras do projeto “Zero Lixões” durante a Semana do Ministério Público, que segue até amanhã, 19.

Mais imagens: 

 

 

 

 

Tags: projeto, Ministério Público do Trabalho, homenagem, catadores, Zero Lixões

Imprimir