MPT-PI divulga resultado do Prêmio MPT na Escola 2024 nesta quinta-feira
A divulgação do resultado da etapa regional do Prêmio MPT na Escola 2024 será realizada nesta quinta-feira, por meio da Plataforma Teams, trazendo a colocação dos trabalhos artísticos produzidos por alunos do 4º e 5º ano da rede pública de ensino, voltados para o tema central “Trabalho Infantil”. o evento marca um momento importante na luta contra o trabalho infantil, promovendo a conscientização e o engajamento das novas gerações.
O projeto, organizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em nível nacional, tem como objetivo principal inserir o debate sobre o trabalho infantil no ambiente escolar, por meio de atividades pedagógicas que incentivam a reflexão e a criação artística. Nesta edição, 70 municípios do Piauí, além do Governo do Estado, participaram, um crescimento significativo em relação ao ano anterior, que contou com a adesão de 40 municípios.
Ao todo, foram mais de 19 mil alunos participantes do projeto, de 403 escolas. Durante o projeto, os alunos inscritos produziram obras em quatro categorias: Conto, Poesia, Música e Desenho, todas com o foco no combate ao trabalho infantil. Os trabalhos passaram por avaliação, cuja colocação será divulgada nesta quinta-feira, destacando os melhores de cada categoria.
Na etapa estadual prêmio foram inscritas 35 poesias; 35 contos; 34 desenhos e 25 músicas. As obras vencedoras da etapa regional seguirão para a fase nacional, onde concorrerão com trabalhos de todo o Brasil. A Procuradora-chefe do MPT-PI e coordenadora regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, Natália Azevedo, explica que o número de trabalhos inscritos reafirma o sucesso do MPT na Escola. “Não apenas pela quantidade de participantes, mas pela qualidade e criatividade dos trabalhos submetidos. Na etapa regional, foram inscritos 35 poesias, 35 contos, 34 desenhos e 25 músicas, todos refletindo o entendimento e a sensibilidade dos jovens estudantes sobre o tema do trabalho infantil. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria”, pontuou.
O MPT na Escola é um projeto desenvolvido em três etapas: local, estadual e nacional. Na primeira etapa, os alunos competem dentro de seus municípios. Na etapa estadual, os melhores trabalhos de cada município são avaliados e um trabalho de cada categoria é selecionado para representar o estado na etapa nacional. A fase final acontece em nível nacional, com os vencedores estaduais concorrendo entre si.
A divulgação que acontecerá nesta quinta-feira será um marco para os alunos, professores e municípios envolvidos, ressaltando a importância do debate sobre o trabalho infantil e reforçando o papel da educação na transformação social. A meta do MPT é que, o número de municípios e escolas participantes seja ampliado a cada ano, até atingir 100% dos estudantes.
Tags: trabalho infantil, Ministério Público do Trabalho, estudantes, premiação, premio, Prêmio MPT na Escola