Ministério Público do Trabalho realiza entrega de itens a Fundação Abrigo São Lucas
O Ministério Público do Trabalho realizou nessa sexta-feira a entrega de itens de uso individual e coletivo para a casa de acolhimento ao idoso, Fundação Abrigo São Lucas. Os itens, avaliados em aproximadamente R$ 27 mil, foram entregues a coordenadora do abrigo, Liliane Alves. Entre os itens estavam: Geladeira, fogão industrial, armários de cozinha, guarda-roupas, carro para transporte de alimentos e roupas de camas.
O valor convertido em doação foi fruto de um acordo firmado em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho, em face de empresa por descumprimento da legislação trabalhista. O Procurador-chefe do Ministério do Trabalho, Dr. Edno Moura, responsável pela ação, destacou que os recursos provenientes de ações trabalhistas são revertidos para a sociedade em forma de doações a projetos e entidades que prestem serviços de relevância social. “O Ministério Público do Trabalho atua na defesa da sociedade, de modo que, as indenizações inerentes as ações encabeçadas pelo órgão devem regressar à sociedade. Essa doação é um exemplo disso. O abrigo atende um público vulnerável, que são os idosos, e esses equipamentos serão importantes para a melhor assistência aos idosos”, disse.
O MPT converteu o valor da multa por danos morais, em itens que atendiam a necessidade da instituição social. A coordenadora do Abrigo São Lucas reforça a importância das doações. “Doações como essas são de suma importância para melhorar nosso atendimento aos idosos. Nossa instituição é não governamental, e vivemos de doações. Os itens que recebemos nos ajudarão muito nas atividades do dia a dia”, enfatiza a Liliane Alves.
A Fundação Abrigo São Lucas, fica localizada no bairro Vale Quem Tem, zona leste de Teresina. Ela está em funcionamento há mais de 30 anos e atende atualmente cerca de 58 idosos em situação de vulnerabilidade social e econômica. Os idosos acolhidos advêm de situação de rua, situação de maus tratos físicos e/ou psíquicos, e abandono parental. Lá, os idosos têm acesso à apoio físico e psicológico, alimentação, acompanhamento de profissionais de saúde nas mais diversas áreas, como fisioterapeutas, geriatras, nutricionistas, educadores físicos, entre outros.
A instituição não possui fins lucrativos e nem vínculo governamental e se mantém através de doações. “O MPT-PI já nos fez outras doações para estruturarmos os nossos atendimentos. Doações como essas, chegam em boa hora porque dependemos delas para mantermos as atividades”, reforçou, fazendo ainda um apelo à sociedade para que possam contribuir com doações. Os telefones para agendar uma visitar ou direcionar doações são: (86) 3221-3733 e (86) 99966 – 0016.
Tags: MPT-PI, Ministério Público do Trabalho, doação, abrigo são lucas, idosos