MPT - PI recebe estudantes da Estácio para conhecerem atuação do órgão
O Ministério Público do Trabalho no Piauí recebeu, na manhã dessa sexta-feira, 13, um grupo de alunos do curso de Direito da Faculdade Estácio para que eles pudessem conhecer sobre as atribuições e áreas de atuação do órgão. A visita faz parte da disciplina Estágio II. Os estudantes foram recebidos pelo Procurador do Trabalho Edno Moura, que explicou sobre as coordenadorias existentes no MPT-PI e também sobre o trabalho que o órgão vem fazendo no Estado.
De acordo com o Procurador, conhecer os órgãos que atuam na defesa dos direitos dos trabalhadores e da sociedade é de extrema relevância para os futuros baracheis. “Esse contato com as instituições ainda na graduação é importante para compreender a atuação dos órgãos e mesmo para orientar o estudante quanto as perspectivas de trabalho no futuro, seja como membro ou servidor do Ministério Público ou mesmo como advogado que precisará lidar com demandas nessas áreas”, reforça Edno Moura.
A Procuradora do Trabalho Maria Elena Rêgo também esteve presente e falou sobre sua atuação junto à Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat). “O MPT é parceiro dos empregadores e trabalhadores. Um meio ambiente com as condições adequadas de trabalho, faz com que os trabalhadores tenham mais produtividade e menos adoecimentos, resultando em menos danos, não apenas aos trabalhadores, mas também aos empregados”, pontuou.
Segundo o professor Jason Sampaio, responsável pela turma, o conhecimento prático adquirido pelos estudantes é relevante tanto para o aperfeiçoamento acadêmico, quanto para a formação futura do plano de carreira dos alunos. “Essa oportunidade que o Ministério Público do Trabalho do Estado do Piauí está oferecendo para que os alunos conheçam o espaço físico, administrativo e estrutural é de muita eficácia para o conhecimento acadêmico dos estudantes, para que eles alinhem a teoria com prática e para absorverem essa experiencia profissional de forma direta”, declara. Na oportunidade, o professor parabenizou a atuação direta do MPT-PI no combate ao trabalho escravo no estado. “Infelizmente a frequência com que ocorre o trabalho escravo ainda é uma realidade distante da população, e o MPT-PI tem visivelmente atuado diretamente na fiscalização, conscientização e trabalhado arduamente para erradicar essa prática prejudicial na sociedade”, ressalta.
A aluna do décimo período do curso de direito da faculdade, Amanda Oliveira, agradeceu a oportunidade que o MPT- PI oferece aos estudantes de conhecer o espaço físico e explicar pessoalmente as áreas de atuação de cada coordenadoria, “Poder sair da sala de aula e conhecer de forma prática o órgão que atua diretamente na defesa dos direitos trabalhistas é uma oportunidade ímpar para nós que nos interessamos por esse nicho. Poder presenciar, tirar dúvidas com profissionais que atuam diretamente com o que aprendemos na teoria em sala contribui para que principalmente nós que estamos saindo da graduação, possamos decidir de fato onde queremos atuar”, disse a formanda.
Tags: MPT-PI, estudantes, visita, Direito, alunos