MPT-PI mobiliza empresas e instituições para participarem do Afropresença
Entre os dias 08 e 10 de novembro acontecerá o Afropresença – Inclusão Racional de Jovens Negras e Negros Universitários no Mundo do Trabalho. O evento tem o objetivo de promover ações e diretrizes que favoreçam a equidade de gênero, raça e diversidade no mercado de trabalho. E para viabilizar uma maior participação de empresas e instituições de ensino nesse processo, o Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT-PI), que coordena em âmbito nacional o projeto, reuniu, de forma virtual, empresas e instituições de ensino instaladas no Estado.
A Procuradora do Trabalho Jeane Colares, Coordenadora Regional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (COORDIGUALDADE), explicou que o projeto é realizado em todos os Estados com o objetivo de buscar maiores oportunidades aos jovens negros no mercado de trabalho. “Os negros são as maiores vítimas de violações de direitos e também são os que menos ocupam cargos de direção e lideranças nas empresas e instituições. Por isso, o Afropresença vem com o objetivo de promover uma maior diversidade no ambiente de trabalho, reduzindo as desigualdades”, pontuou.
Durante os três dias de evento, serão oferecidas capacitações e mesas de debates com autoridades públicas, gestores de empresas, organismos internacionais, movimento negro, acadêmicos, parlamentares e outros segmentos sociais relevantes para aperfeiçoamento de currículo. Além disso, o evento prevê ainda um “Mural de Vagas de Emprego” em que são disponibilizadas vagas de estágio, treinee, e efetivas para a população negra.
Jeane Colares destacou que o convite às empresas e instituições de ensino é para que elas tenham ciência do projeto. “Convidamos, sobretudo, representantes da área de recursos humanos das empresas para sensibilizá-los da importância deles se unirem conosco nesse processo para ofertar vagas voltadas para a população negra no mercado de trabalho e também às instituições de ensino para que promovam qualificação desse público voltadas para atender as demandas do mercado”, sustentou.
A iniciativa foi elogiada pelos representantes de instituições presentes, a exemplo do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Grupo R. Carvalho, Drogasil, Assaí Atacadista, entre outras. As inscrições para participar das capacitações e palestras do Afro Presença podem ser feitas através do www.afropresenca.com.br.
Tags: inclusão, MPT-PI, Ministério Público do Trabalho, negros, mercado de trabalho, Afropresença