Seminário discute prevenção e enfrentamento ao assédio e discriminação nas relações de trabalho

O Ministério Público do Trabalho no Piauí participou do Seminário de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Discriminação nas Relações de Trabalho, realizado nesta sexta-feira, como parte das atividades alusivas à Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação do Tribunal Regional do Trabalho no Piauí . A procuradora do Trabalho, Maria Elena Rêgo abordou o impacto da organização do trabalho na saúde mental dos trabalhadores.

 De acordo com a procuradora, é necessário diferenciar o assédio interpessoal e organizacional. Ela destacou que, quando a empresa utiliza o estresse como instrumento de motivação para garantir o engajamento dos trabalhadores no cumprimento dos planos de metas, a consequência será o comprometimento da saúde mental da equipe. “Uma das consequências do assédio moral organizacional é a síndrome de burnout, distúrbio emocional de esgotamento profissional, relacionado a situações de estresse recorrentes no ambiente de trabalho”, pontua.

O Seminário também destacou como formas de prevenção e combate ao assédio moral e sexual nas relações de trabalho. A advogada e consultora da Comissão Nacional de Direitos Sociais do Conselho Federal da OAB, Heloísa Hommerding, enfatizou os perigos a longo prazo da omissão ou a não notificação dos casos de assédio e reforçou o uso do compliance como objeto de minimização das práticas de abuso. “O principal objetivo é melhorar a relação de trabalho como um todo, buscando o equilíbrio, para que se tenha um ambiente de trabalho saudável”, resumiu.

A semana de combate ao assédio e a discriminação teve como principal objetivo a promoção do debate referente a questões de assédio, sob a ótica feminina. O seminário que finalizou a semana alusiva foi dividido em três painéis: O primeiro abordou o tema Assédio e ocorreu no mundo do trabalho: um olhar a partir da interseccionalidade entre gênero, raça e classe”, tendo como palestrante a advogada e servidora do TST, Raquel Leite. O segundo, ministrado pela Procuradora Maria Elena Rêgo, falando sobre “O impacto da organização do trabalho na saúde mental dos trabalhadores”. E o último referente ao tema: “O compliance como ferramenta de prevenção e combate ao assédio moral e sexual”, exatamente pela advogada Heloísa Hommerding.

Tags: assédio moral, #assédioorganizacional

Imprimir