MPT entrega equipamentos para escola de música de Campo Maior

O Ministério Público do Trabalho no Piauí fez a entrega de instrumentos musicais para a Banda Lyra de Santo Antônio, que integra o projeto Lar da Juventude, em Campo Maior. Os recursos destinados para a aquisição dos equipamentos são oriundos de multas trabalhistas que tiveram o MPT como autor das ações.

 

Por meio da parceria entre o MPT-PI e o Lar da Juventude, foram investidos cerca de R$ 70 mil na aquisição de instrumentos musicais como viola, flauta, contrabaixo, violoncelo, agogô, entre outros. “Esse é um projeto muito bonito e que impacta positivamente na vida de centenas de crianças e adolescentes. São mais de 300 alunos atendidos pela instituição e o MPT é parceiro por entender que estamos destinando os recursos revertendo para as causas sociais”, pontua o procurador José Heraldo de Sousa, que foi o responsável pelas destinações.

O Lar da Juventude é uma escola de formação cultural que funciona na antiga Cadeia Pública de Campo Maior. A instituição foi fundada em julho de 2021 pelo Seminarista Gean Carlos Medeiros. Hoje a escola é dirigida pelo professor Felipe Gadelha e, atualmente, atende mais de 300 alunos, com idades entre 8 e 23 anos, 99% deles pertencentes a rede pública de ensino. “Além da escola de música, o nosso projeto também conta com aulas de dança contemporânea, teatro infantil e adultos, e balé infantil. Através do MPT podemos ampliar o projeto, e atender mais alunos com instrumentos de altíssima qualidade e, assim, dar melhores oportunidade a nossos jovens e crianças”, pontua Gean Carlos, destacando que a instituição está trabalhando na fundação da primeira Orquestra Sinfônica de Campo Maior.

Ele explica que a Lyra de Santo Antônio foi um resgate histórico de uma banda já existente na década de 50, em Campo Maior, fundada pelo senhor Antônio Músico. O grupo havia sido desativado anos depois por falta de incentivo, e agora foi recuperado por iniciativa do Lar da Juventude. “É um projeto que, ao mesmo tempo que proporciona uma mudança de vida para crianças e adolescentes, traz também um resgate histórico-cultural no município e, consequentemente, no Piauí”, reforça o procurador José Heraldo de Sousa, destacando que o MPT busca ser parceiros de iniciativas desse tipo.

Tags: MPT-PI, Ministério Público do Trabalho, escola de música, Lar da Juventude

Imprimir