MPT divulga resultado da etapa regional do MPT na Escola
O Ministério Público do Trabalho no Piauí divulgou o resultado da etapa regional do Projeto MPT na Escola. A cerimônia de divulgação aconteceu de forma virtual e contou com as presenças do Procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, da Procuradora do Trabalho Natália Azevedo, da Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente e coordenadores locais do projeto.
Esse ano, dez municípios piauienses e o Estado foram selecionados para participar do Projeto que tem o objetivo discutir o trabalho infantil. Estudantes das escolas municipais e estaduais puderam inscrever projetos nas categorias desenho, música, canto e poesia. “Ficamos satisfeitos com a participação dos municípios. É um projeto importante que acontece em todo o Brasil que tem como foco discutir a problemática do trabalho infantil a partir da escola, que têm papel fundamental nesse processo. A ideia agora é ampliar para que, no próximo ano, outros municípios do Estado sejam contemplados”, pontua a Procuradora Natália Azevedo.
O Procurador-chefe do MPT-PI parabenizou as escolas por abraçarem o projeto e destacou a importância dele para a mudança do cenário do trabalho infantil ao longo dos anos. “O mais importante disso não é a premiação em si, mas engajar e tratar de um tema tão sensível a sociedade piauiense que é o tema do trabalho infantil e gerar nessas crianças um interesse pelo tema para que possam, a partir da escola, transformar a realidade deles, de seus colegas e outras pessoas”, salienta.
A primeira colocada na categoria desenho foram as estudantes Maria Alice e Maria Vitória, da Escola Rosa do Rêgo Lages, localizada no município de Barras. Na categoria música, Vitória de Macêdo Guerra, da Escola Francisco Crisanto de Sousa, em Jaicós, foi a vencedora. Com o conto “A menina que queria ajudar sua avó”, a estudante Grasielly Santos Carneiro, da Escola Érico Veríssimo, localizada no município de Simões, foi a campeã, enquanto a estudante Rafaela Santos Almeida, da Escola municipal rural do DNOCS, no município: Piripiri, foi a grande vencedora da categoria com a poesia “Trabalho Infantil Não!”.
Além das medalhas de participação, os estudantes que ficaram em primeiro lugar em cada categoria levaram para casa um tablet. Já o segundo e terceiro lugares ganharam uma mochila e um estojo. As escolas dos alunos premiados também foram contempladas, sendo que as escolas dos primeiros colocados ganham um notebook e medalha e do segundo colocado ganha um tablet.
A Procuradora Natália Azevedo aproveitou ainda para adiantar as próximas etapas da competição. Os selecionados na etapa regional agora terão seus trabalhos inscritos para a etapa nacional que vai até o dia 12 de setembro. O resultado nacional será divulgado em data prevista para o dia 12 de outubro.
Veja como ficou o resultado:
CATEGORIA DESENHO
1º Lugar: Maria Alice Rodrigues Sousa e Maria Vitória Oliveira da Silva / Escola: Rosa do Rêgo Lages / Município: Barras
2º Lugar: Wandder Ferreira Magalhães dos Santos / Centro Educativo Municipal dr. Adauto Coelho Rezende / Município: Piripiri
3º Lugar: Laurlyson Herluz dos Santos Carvalho / Escola: Eustáquio Carvalho / Município: Simões
CATEGORIA MÚSICA
1º Lugar – Vitória de Macêdo Guerra / Escola: Francisco Crisanto de Sousa / Município: Jaicós
2º Lugar: Laura Louize Rodrigues Pacheco / Escola: Celeste Martins de Deus / Município: Picos
3º Lugar: Letícia Bandeira da Silva / Escola: Eudóxio Mello / Município: Miguel Alves
CATEGORIA CANTO
1º Lugar: Grasielly Santos Carneiro / Escola: Érico Veríssimo / Município: SimõesTítulo: A menina que queria ajudar sua avó
2º Lugar: Vitória Ruthiele Araújo Lima / Escola: Vereador Joaquim de Sousa Cavalcante / Município: Piripiri
3º Lugar: Miguel Wallace Rocha Dalmondes / Escola: Celeste Martins de Deus / Município: Picos
CATEGORIA POESIA
1º Lugar: Rafaela Santos Almeida / Escola municipal rural do DNOCS / Município: Piripiri
2º Lugar: Natália Bianca Bezerra Carvalho / Escola: Érico Veríssimo / Município: Simões
3º Lugar: Antônia Isabely da Costa Silva e Kethellen Maria S. Soares / Escola: Domingos Rodrigues / Município: Miguel Alves
Tags: projeto, trabalho infantil, resultado, MPT na escola, escola