MPT-PI passa por correição ordinária
A Procuradoria Regional do Trabalho da 22ª Região recebeu, na última semana, representantes da Corregedoria-Geral do Ministério Público do Trabalho para uma correição ordinária. Os trabalhos iniciaram no dia 23 de maio e contou com a presença do corregedor-geral Jeferson Luiz Pereira. A correição aconteceu no modelo híbrido para incluir, além da sede, as Procuradorias Municipais de Picos e Bom Jesus.
De posse das informações, a Corregedoria irá elaborar um relatório que será encaminhado ao Procurador Geral do Trabalho e ao Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho (MPT) para análise e adoção das providências que se fizerem necessárias. A ideia é adequar e uniformizar os trabalhos desenvolvidos para que estejam de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Conselho Nacional do MPT.
Para o Procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, as correições são fundamentais para o avanço dos trabalhos do Ministério Público. “A correição não é apenas um órgão para fiscalizar eventuais ilicitudes cometidas por procuradores, mas também para orientar os procuradores sobre os caminhos, esclarecer e tirar dúvidas. Essas correições são fundamentais para evolução do trabalho no MPT”, avalia.
A Correição Ordinária no MPT-PI integra o cronograma de correições ordinárias a serem realizadas no ano de 2022 e foi homologada conforme decisão do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho, em sua 258ª sessão ordinária, ocorrida em novembro do ano passado. Durante os trabalhos, a equipe verifica a regularidade do serviço, a eficiência e a pontualidade do membro do MPT no exercício de suas funções, bem como o cumprimento de suas obrigações legais, considerados sobretudo os últimos três anos de atividades. Além disso, as equipes de correição levantam as dificuldades e as necessidades da unidade correcionada.
Tags: MPT, Ministério Público do Trabalho, correição, Corregedoria