Indústrias precisam adotar medidas de proteção à saúde dos trabalhadores

Mais uma notificação recomendatória expedida pelo Ministério Público do Trabalho no Piauí visa garantir a proteção de trabalhadores. Agora, os contemplados são os empregados das indústrias do Piauí. O MPT orienta às indústrias, quando permitido o funcionamento, a reorganizar os ambientes de trabalho, proporcionando uma distância mínima de dois metros entre os postos de trabalho. Nos refeitórios, essa distância também deve ser respeitada. A sugestão é que sejam feitas escalas de trabalhadores por horário.


“É preciso advertir e fiscalizar os trabalhadores para que não utilizem equipamentos dos colegas de trabalho, como fones, celulares, mesas e outros comumente utilizados em atividades laborais”, alertou a procuradora-chefe, Maria Elena Rêgo, que recomendou às indústrias a fornecerem esses materiais para cada trabalhador individualmente.


As superfícies de trabalho e os equipamentos devem ser regularmente limpos e desinfectados com produtos recomendados pelas autoridades sanitárias. No caso de expediente de dois turnos, a limpeza e desinfecção precisam ser realizadas no momento da troca de turno e repetidas durante o turno. É importante também que os empregados não compartilhem armários, nem para a guarda de EPIs, nem para pertences pessoais.


Quanto às medidas de infraestrutura, as indústrias precisam providenciar filtros de alta eficácia e garantir a renovação de ar que atenda às prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


“Nesse momento crítico em que estamos vivendo, as indústrias precisam orientar seus trabalhadores sobre a identificação de potenciais sinais da Covid-19 e encaminhar aos serviços de saúde aqueles que apresentarem sintomas característicos da doença”, observou Maria Elena. Os trabalhadores que estiverem com os sintomas da infecção ou tiverem algum familiar que resida no mesmo local com a doença devem permanecer em casa.

As indústrias têm até a quarta-feira (1) para informar o Ministério Público do Trabalho no Piauí sobre o cumprimento das recomendações, especialmente, quanto ao Plano de Contingência a ser elaborado e que visa reduzir a exposição de trabalhadores a situações de risco.

Imprimir