Caravana da Participação firma parceria com o MPT
A Caravana pelo Direito a Participação de Crianças e Adolescentes foi recebida, na tarde desta terça-feira, 23, pelo Ministério Público do Trabalho no Piauí. A iniciativa é do Comitê Nacional de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti), que tem por objetivo fortalecer a participação dos jovens nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas relacionadas aos direitos da criança e do adolescente.
Na oportunidade, os procuradores do Trabalho, Edno Moura, Pollyanna Tôrres e Natália Azevedo, representante regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Craiança e do Adolescente (Coordinfância), ouviram as reinvindicações dos jovens sobre a possibilidade de realização de um encontro estadual para reunir jovens, membros de conselhos dos direitos da criança e do adolescente, representantes de secretarias de educação dos municípios do Estado.
Durante a reunião, foi estimada uma data para acontecer o encontro estadual de jovens em Teresina, com a parceria direta do MPT e com a participação de jovens da maioria dos municípios piauienses. “Queremos dar voz aos jovens do Piauí para que possam lutar pelos seus direitos. Mas, para isso, precisamos formar esses jovens”, destacou o procurador Edno Moura. A ideia é que, ao final do encontro, seja criado o Comitê Estadual de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que pretende ampliar o debate com o poder público na luta contra o trabalho infantil.
Na manhã da segunda-feira (22), os adolescentes Felipe Caetano e Mario Emmanuel participaram de um debate no auditório do Ministério Público Estadual, onde expuseram as suas realidades antes de conhecer o protagonismo juvenil. “Eles falaram as experiências que tiveram com o trabalho infantil e de que maneira conseguiram se desvencilhar dele”, contou a procuradora Natália Azevedo.
Na estada em Teresina, eles conheceram projetos sociais que fazem a proteção de jovens, com o estímulo à cultura e a educação, e tiveram a oportunidade de falar sobre as formas de erradicação do trabalho infantil. “Nós sabemos as melhores formas de manter os jovens longe do trabalho. É preciso garantir a eles espaços de convivência, de lazer, de educação. Estamos aqui também para cobrar as políticas públicas nesse sentido”, disse Felipe Caetano.
Parceria – A Caravana da Participação, em parceria com o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), está percorrendo nove estados do Nordeste, além do Pará, participando de mesas redondas com representantes locais do Ministério Público Estadual e do Trabalho, dos Fóruns Estaduais e dos Conselhos Tutelares e de garantia de direitos da criança e do adolescente, além de organizações não-governamentais. No Piauí, os jovens estiveram em audiência com a vice-governadora Margareth Coelho e com o prefeito de Teresina Firmino Filho.