Cursos de Aprendizagem à distância facilitam contratação de aprendizes
O Ministério Público do Trabalho no Piauí se mantém atento em verificar quais as empresas de médio e grande porte no Piauí não estão cumprindo a Lei de Aprendizagem, que determina a contratação de adolescentes entre 14 e 24 anos como aprendizes.
Empresas cujos estabelecimentos tenham, no mínimo, sete empregados são obrigadas a contratar jovens e matriculá-los em curso de aprendizagem. Nos municípios do interior do Estado, as empresas têm dificuldade em cumprir a legislação em razão da pouca oferta de cursos de aprendizagem. Entretanto, há cerca um ano e meio, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está disponibilizando cursos de aprendizagem à distância em praticamente todos os municípios do Piauí. Dessa maneira, as empresas que estiverem em desacordo com a determinação de contratar jovens aprendizes já podem se regularizar.
Na semana passada, a procuradora Jeane Araújo Colares deu um prazo de 60 dias para que a empresa Claudino S/A contrate cerca de 230 jovens em seus estabelecimentos no Piauí e no Maranhão. A empresa já firmou contrato com o CIEE para realização dos cursos à distância para esses jovens e deverá contratá-los dentro do prazo.
Fonte: MPT-PI