Dr. João Batista Machado Júnior despede-se da PRT 22 após 28 anos de contribuição
Na manhã da última segunda-feira, a sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 22ª Região (PRT 22) foi palco da despedida do Dr. João Batista Machado Júnior, que está de mudança para Brasília após uma longa e distinta carreira no Piauí. Dr. Machado foi promovido ao cargo de Subprocurador-Geral do Trabalho e ocupará uma nova posição na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília. Em um café da manhã repleto de colegas e amigos, o clima era de gratidão e reconhecimento pelo impacto significativo que o Dr. Machado teve no Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI).
Machado ingressou no MPT no Piauí em dia 28 de junho de 1996, e foi procurador-chefe de outubro de 2010 a janeiro de 2012. Desde então, sua trajetória tem sido marcada por uma atuação incansável na defesa dos direitos trabalhistas. Sua dedicação e comprometimento lhe renderam respeito e admiração, tanto de seus pares quanto da comunidade que serviu. A promoção do Dr. Machado ao cargo do Subprocurador-Geral do Trabalho é um reconhecimento merecido de sua dedicação ao longo dos anos. Conforme a Portaria PGR/MPU nº 92, de 20 de maio de 2024, ele ocupará uma nova posição na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília. A conferência de promoção ocorreu após deliberação na 225ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho.
A Procuradora Chefe do MPT PI, Natália Azevedo, também expressou seu reconhecimento ao Dr. Machado "Hoje nos reunimos para um momento simbólico de despedida do colega Machado, que foi promovido para Subprocurador-Geral. Sua promoção engrandece toda a PRT 22, pois foi aqui que exerceu, com muito compromisso e dedicação, suas atribuições por quase 28 anos. Então, é um momento de agradecer e reconhecer o seu serviço prestado e desejar que ele colha bons frutos também na PGT”, disse a procuradora.
Durante o discurso de despedida, Dr. Machado enfatizou que seu trabalho na PGT será uma extensão de seus objetivos aqui, tendo em mente que o principal dele é ação de oposição do MPT em defesa dos direitos da sociedade. “Como membros do Ministério Público, temos a obrigação de agir. Devemos nos opor às injustiças para que, no mínimo, as situações sejam modificadas. Estou indo para Brasília com o propósito de continuar sempre com o objetivo principal do MPT em mente: agir. Estarei lá, apoiando a PRT22 em tudo o que for possível, consciente da qualidade excepcional dos colegas e servidores que aqui trabalham”, finaliza.
A trajetória de Dr. Machado no Piauí foi repleta de desafios e conquistas. Em sua atuação em comissões e grupos de trabalho, como o combate às fraudes na relação de emprego e sua participação em comissões de processos administrativos disciplinares, destacou-se pela eficiência e pelo comprometimento com a justiça trabalhista, deixando um legado de integridade, profissionalismo e inspiração .
Tags: MPT, despedida, promoção , sub-procuradorgeral