Ponte Estaiada de Teresina ficará verde entre os dias 25 e 30 de abril em memória às vítimas de acidentes de trabalho.

Durante todo o mês de abril, o Ministério Público do Trabalho reforça a campanha "Abril Verde", que visa conscientizar a sociedade sobre os riscos do trabalho irregular, alertar para os altos índices de acidentes de trabalho, além de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho. Para chamar atenção para a data, o MPT-PI solicitou à Prefeitura de Teresina a iluminação na cor verde da Ponte Estaiada, um dos principais cartões-postal da capital do Piauí.

 

Em 2024, a campanha tem como tema central os adoecimentos ocasionados por questões de trabalho, dentre as quais, as doenças mentais, como burnout, ansiedade e depressão, para alertar a população também sobre o risco do adoecimento psicológico. Com o lema “Adoecimento também é acidente de trabalho”, a campanha "Abril Verde" aborda adoecimentos mentais como a Síndrome de Burnout, estresse e ansiedade. No ambiente de trabalho, esses adoecimentos podem surgir devido a algumas irregularidades trabalhistas como assédio moral, que é um comportamento abusivo que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, metas e cobranças abusivas, horários irregulares que extrapolam o previsto no regime trabalhista, entre outros.

Atualmente, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), a Síndrome de Burnout (ou síndrome do esgotamento profissional) atinge cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores no Brasil. Em novembro de 2023, a Síndrome foi incluída na lista de doenças ocupacionais pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mas já em 2022 havia sido reconhecida como doença ocupacional pela Organização Mundial de Saúde. Além do burnout, também foram incluídos o transtorno de ansiedade e a depressão.

De acordo com a Procuradora do Trabalho Maria Elena Rêgo, coordenadora Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat), vários adoecimentos podem ser ocasionados pelo trabalho, pelas condições de trabalho. “Doenças como LER, perda auditiva e doenças pulmonares, por exemplo, podem estar relacionadas com o ambiente de trabalho e não existe um efetivo acompanhamento das doenças. A campanha do MPT quer reforçar a importância do acompanhamento médico dentro do ambiente de trabalho, inclusive no que se refere aos transtornos mentais”, salientou.

O primeiro passo para evitar o adoecimento é identificar os sintomas e as situações que estão causando esses desgastes. Uma trabalhadora que preferiu não se identificar, conta que desenvolveu burnout enquanto trabalhava em um escritório de contabilidade. "Nos primeiros meses de adaptação, não tive problemas, porém, depois de um tempo, as cobranças e responsabilidades aumentaram e eu não conseguia lidar com a demanda. Comecei a ter sintomas elevados de estresse e decidi pesquisar mais sobre a síndrome", relata a contabilista. Os sintomas que se seguiram foram irritabilidade, mudanças hormonais que resultaram em crises de acne, falta de ar e insônia. Além disso, a trabalhadora passou a ter dificuldade de concentração. Após alguns meses sem melhora, ela decidiu pedir demissão e buscar ajuda psicológica.

Tags: MPT-PI, Ministério Público do Trabalho, Abril Verde, ponte estaiada, acidentes de trabalho

Imprimir