MPT-PI participa de solenidade em homenagem aos advogados trabalhistas
A Procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Piauí, Natália Azevedo, esteve presente, na manhã desta quinta-feira, 27, na solenidade em homenagem ao Dia Estadual do Advogado Trabalhista. O evento, organizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, em alusão ao Dia Estadual do Advogado Trabalhista, comemorado dia 20 de Junho, reuniu advogados e diversos representantes de entidades que atuam na defesa dos direitos trabalhistas. A sessão solene teve como principal objetivo reforçar a importância do advogado trabalhista para a sociedade, destacando seu papel fundamental como defensor dos direitos dos trabalhadores.
A Procuradora Natália Azevedo destacou a relevância da advocacia trabalhista para a resolução dos conflitos entre trabalhadores e empregadores. “Os advogados trabalhistas contribuem de maneira significativa para a justiça social e o equilíbrio nas relações de trabalho entre patrões e empregados. E essa atuação, juntamente com o Ministério Público do Trabalho e com a Justiça Trabalhista, é fundamental para que tenhamos um ambiente de trabalho mais digno e harmonioso para todos”, reforçou.
O Dia do Advogado Trabalhista foi instituído no ano de 2022, com o intuito de garantir o reconhecimento do advogado trabalhista por sua atuação e prestação de serviço à sociedade. O Presidente da Associação da Advocacia Trabalhista do Estado do Piauí (AATEPI), Carlos Henrique Alencar, reforçou a importância de reconhecer a relevância da classe na mediação entre a classe operária e a classe empresarial. “Como membros da advocacia trabalhista, sabemos da relevância que temos, juntamente com a magistratura e o Ministério Público do Trabalho, para dirimir os conflitos existentes entre a classe operária e a classe empresarial. Nosso trabalho, em conjunto com a Justiça especializada, é essencial para distribuir justiça social. Juntos, com a magistratura e o Ministério Público do Trabalho, somos os atores principais nesse papel de distribuir justiça social e resolver os conflitos entre os trabalhadores e os empregadores”, enfatizou.
No Piauí, segundo os dados da AATEPI, cerca de 30% dos advogados têm atuação trabalhista. O Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, destaca a necessidade de se reconhecer o trabalho social desenvolvido pelo advogado trabalhista. Segundo ele, eles são fundamentais para manter o equilíbrio do mercado de trabalho e a saúde das empresas. “O advogado trabalhista é o principal atuante para que se tenha equilíbrio e um bom funcionamento do mercado, para que não haja desrespeito às normas trabalhistas. O advogado trabalhista mantém esse papel, e nós fazemos questão de, a cada dia 20 de junho, fazer esse reconhecimento público”, afirma.
A importância do advogado trabalhista vai além da resolução de conflitos. Ele contribui diretamente para a manutenção da justiça social, a proteção dos direitos humanos e o fortalecimento das instituições democráticas. O Vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho no Piauí (TRT-PI), desembargador Téssio Torres, comemora a valorização direcionada aos advogados trabalhistas por meio da data e solenidade. “Esta homenagem valoriza os homens e mulheres que, diariamente, se dedicam a mediar e resolver a disputa entre capital e trabalho, entre trabalhadores e empresários. A atuação desses profissionais não apenas resolve conflitos individuais, mas também fortalece a democracia, as instituições e os direitos previstos na Constituição. A defesa dos direitos dos trabalhadores é um pilar essencial para uma sociedade justa e igualitária, e reconhecer esse trabalho é reconhecer a importância da justiça social”, completa.
Participaram ainda da solenidade diversos advogados trabalhistas, integrantes de diretoriais sindicais e os deputados Wilson Brandão, B.Sá, Henrique Pires e Ziza Carvalho.
Tags: Dia do Advogado, Ministério Público do Trabalho, advocacia, advocacia trabalhista, solenidade, sessão solene, Assembleia Legislativa