Procuradoria de Picos promove Roda de Conversa sobre trabalho infantil

A Procuradoria do Trabalho no Município de Picos (PTM) irá promover um encontro voltado à discussão do trabalho infantil na região. Com a presença de membros do Conselho Tutelar e outros integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, o evento acontecerá nesta quarta-feira, às 9h, e buscará abordar a discussão em torno das piores formas de exploração infantil, promovendo um debate sobre as consequências dessa prática e as medidas necessárias para combatê-la. O encontro terá como sede o auditório da PTM de Picos.

Dados recentes divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, reforçam a relevância do tema. Em 2023, o Piauí registrou número superior a 54 mil crianças em situação de trabalho infantil, um número alarmante que exige ações imediatas. Embora o Brasil tenha apresentado uma queda de 14,6% no índice de trabalho infantil em comparação com o ano anterior, a situação no estado ainda reflete uma necessidade urgente de conscientização e fiscalização, especialmente nas áreas rurais, onde a prática é mais comum. 

De acordo com a Procuradora-chefe do MPT-PI, Natália Azevedo, coordenadora de Combate ao Trabalho Infantil, o evento pretende reunir especialistas para discutir as condições enfrentadas por crianças e adolescentes na região, propondo soluções que possam ser aplicadas em parceria com a rede de proteção local. “A ideia é não só informar, mas também criar um ambiente de colaboração que resulte em ações práticas para reduzir o número de jovens expostos a condições de trabalho que violam seus direitos. Sabemos que o combate ao trabalho infantil é complexo, tem muitas nuances e é preciso a união de esforços para que as iniciativas deem resultados”, pontua.

Este encontro é mais uma ação do Ministério Público do Trabalho do Piauí no esforço de engajar a sociedade civil e diferentes instituições no combate ao trabalho infantil. A expectativa é que a troca de experiências e a discussão de estratégias bem-sucedidas inspirem novas campanhas educativas e reforcem as políticas públicas locais, assegurando uma infância segura e livre de exploração para todas as crianças e adolescentes do município e do estado.

Tags: crianças e adolescentes, trabalho infantil, Ministério Público do Trabalho, roda de conversa

Imprimir