Premiação do Projeto “MPT na Escola” será realizada nesta terça-feira em Picos

O Ministério Público do Trabalho no Piauí promoverá a cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores do projeto “MPT na Escola 2024” na região de Picos. O evento acontecerá no auditório da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Picos no próximo dia 12 de novembro, terça-feira, às 10h, reunindo estudantes de diversos municípios piauienses que se destacaram com trabalhos sobre o combate ao trabalho infantil.

 O “MPT na Escola” é uma iniciativa voltada para estudantes da rede pública, incentivando a produção de material artístico original com o tema central “Trabalho Infantil”. A proposta é que os alunos explorem essa temática no formato de expressão artística dentro de quatro modalidades estabelecidas por regulamento, sendo eles: poesia, conto, desenho e música. Dessa forma, o objetivo é conscientizar as novas gerações sobre os malefícios do trabalho infantil e a importância de proteger os direitos das crianças e adolescentes.

O concurso é estruturado em três etapas: local, estadual e nacional. Na etapa local, os alunos competem com colegas do próprio município, com até dois vencedores por categoria. Os primeiros lugares de cada município avançam para a etapa estadual, e os ganhadores dessa fase têm a oportunidade de representar o estado na etapa nacional, que será anunciada no dia 03 de dezembro, concorrendo com trabalhos de todo o país. No Piauí, participaram cerca de 70 municípios, somando 19 mil alunos, de 403 escolas, além do Governo do Estado.

Durante o evento em Picos, serão premiados os estudantes que se destacaram nas categorias poesia, conto e música que são oriundos das cidades de Oeiras, Simões, Jaicós, Ipiranga do Piauí e São José do Piauí. São eles:

Categoria Poesia

• 1º Colocado: Maria Lavínia Costa Barros e Jonas Carvalho Silva - Escola Líria Maria da Cruz Alencar (Município de Jaicós).
• 2º Colocado: Pedro Davi Nogueira de Carvalho - Escola Municipal Antônio Tapety (Município de Ipiranga do Piauí).

Categoria Conto

• 2º Colocado: Emily Raquel da Silva Carvalho - Escola Municipal Santa Isabel (Município de Simões).

Categoria Música

• 1º Colocado: Iago Lorenzo da Silva Gonçalves, João Víctor dos Santos Silva, Mickson Felipe da Silva Fontes, Renan Kauê de Sousa Viana, Wgledson Raul Miranda da Silva - Escola Municipal do Contentamento (Município de Oeiras).

• 3º Colocado: Dayane de Moura Sousa, Laura Vitória Fernandes Monteiro, Maria Eduarda dos Santos, Nercy Sofia Fernandes de Sousa e Wiviany de Sousa Santos - Escola Municipal Borges Marinho (Município de São José do Piauí).


De acordo com a Procuradora-Chefe do MPT-PI, Natália Azevedo, que coordena o MPT na Escola e é coordenadora de Combate ao Trabalho Infantil, o projeto “MPT na Escola” busca engajar os estudantes na luta contra o trabalho infantil, proporcionando um espaço para reflexão e produção de conteúdo artístico sobre o tema. “Ao longo das etapas, os alunos têm a oportunidade de demonstrar seu talento e de se tornarem multiplicadores de uma mensagem que valoriza o direito de serem crianças, aprendendo e se desenvolvendo em ambientes livres de trabalho precoce”, pontua ela.

Ainda de acordo com ela, o evento celebra não apenas a criatividade e a dedicação dos estudantes, mas também o compromisso das escolas e das comunidades e do Ministério Público do Trabalho no Piauí em promover a conscientização sobre o trabalho infantil.

Imprimir