Vencedores do Prêmio MPT na Escola da região de Teresina recebem premiação

O Ministério Público do Trabalho no Piauí fez a solenidade de entrega da premiação aos estudantes vencedores da etapa regional do Prêmio MPT na Escola 2024 na região de Teresina. A solenidade foi realizada no auditório do MPT e contou com as presenças dos estudantes vencedores, além de representantes dos municípios contemplados. O MPT já fez a entrega das premiações nas regiões de Picos e Bom Jesus.

Para a Procuradora do Trabalho Natália Azevedo, chefe do MPT-PI e Coordenadora Regional da Coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil e também coordenadora regional do Projeto MPT na Escola, iniciativas como essas ajudam na conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil. “A escola é uma grande aliada no combate ao trabalho infantil que, infelizmente, ainda é uma realidade para as nossas crianças. Por isso, trabalhar essa temática nas escolas é algo importante porque envolve toda a comunidade escolar. A nossa meta é levar o projeto para um número cada vez maior de municípios e, consequentemente, de crianças”, pontuou.

O Procurador do Trabalho Edno Moura participou da solenidade e destacou a relevância da iniciativa. “É preciso preparar e conscientizar as novas gerações sobre os prejuízos do trabalho infantil. Ainda hoje presenciamos pessoas com discurso de que crianças podem e devem trabalhar para ajudar no sustento das famílias, mas essa é uma prática que só traz prejuízos, a curto, médio e longo prazo. E importante que essa discussão possa, para além do MPT na Escola, ser uma política pública dos municípios, contemplando outros públicos, além dos alunos de 4º e 5º ano”, avalia.

Em Teresina, receberam as premiações os terceiros colocados na categoria Conto. A premiação foi dividida entre os municípios de Barras e Castelo do Piauí. De Barras, as vencedoras foram as alunas Aguita Sofia dos Santos Brandão e Débora Rabelo de Sousa Brito, da Escola Municipal Monsenhor Lindolfo Uchôa. De Castelo, a vencedora foi Kaylany Silva Gonçalves, da Unidade Escolar João Ferreira Lima. Cada uma levou para casa um Tablet moderno.

De acordo com a coordenadora do Projeto MPT na Escola em Castelo do Piauí, Antônia Flávia, o projeto possibilitou que se trabalhasse uma temática sensível, mas de uma forma lúdica e interativa. “A aceitação foi muito positiva. O material fornecido pelo MPT é excelente de se trabalhar e possibilitou a realização de uma série de atividades sobre o tema. Próximo ano, mais escolas participarão do projeto e nos dedicaremos para sairmos, novamente, vencedores”, disse ela.

Da Categoria Música, recebeu a premiação em Teresina os segundos colocados na competição, que são do município de Cabeceiras do Piauí, que levaram para casa um tablet moderno. O grupo é formado pelos estudantes Elisa Maria dos Santos Lima, Jadrian Lavezzi Cardoso Barbosa, Lara Rodrigues Pessoa, Sara Hellen Silva de Oliveira e Wadson Silva Rocha Olanda, da Unidade Escolar Maria das Mercês Veloso Machado. “Fiquei muito feliz. Tive a ideia de escrever a música e meus amigos toparam que gravássemos. Falei com minha mãe e também com as professoras e elas ajudaram e nos deram todo o apoio”, disse Sara. Na categoria Desenho, não teve vencedores na região de Teresina.

Na categoria Poesia, o terceiro lugar foi dividido entre os municípios de Bom Jesus e São João da Fronteira. Os estudantes Samuel de Araújo Almeida e Nicolly Maria Brito de Medeiros, da Unidade Escolar Santa Rosa, em São João da Fronteira, receberam a premiação em Teresina. Cada um levou para casa um tablet. “Achei muito bom participar porque a gente se inspirou nos direitos das crianças, em proteger elas e também em denunciar as pessoas que obrigam as crianças a trabalhar. Eu estava ansiosa pela premiação”, disse Nicolly, de apenas 10 anos.

O coordenador pedagógico da Escola de Santa Rosa, de São João da Fronteira, Francisco Denilson Silva, destacou que essa era a primeira vez que a escola participava do projeto. “Essa é a primeira vez e já conquistamos o terceiro lugar. Os vencedores são alunos de uma comunidade pequena e que se engajaram. Queremos ampliar e, no próximo ano, nos dedicarmos ainda mais para levar o projeto para mais alunos”, pontuou.

Neste ano, 19.433 estudantes piauienses do 4º e 5º ano, participaram do MPT na Escola. Ao todo, 71 municípios, além do Governo do Estado, e 403 escolas aderiram ao projeto. A iniciativa estimula os estudantes a produzirem contos, músicas, poesias e desenhos tendo como temática o trabalho infantil. Os primeiros colocados em cada categoria levaram para casa um notebook, enquanto os segundos e terceiros colocados receberam um tablet moderno. As escolas dos estudantes campeões também receberam um notebook.

 

Veja mais fotos:


 

 

 

 

Tags: Trabalho , Ministério Público do Trabalho, MPT na escola, conto, música, poesia, desenho, premiação

Imprimir