MPT-PI premia vencedores do MPT na Escola da região de Picos

O Ministério Público do Trabalho no Piauí realizou a cerimônia de premiação dos estudantes vencedores do prêmio MPT na Escola dos municípios localizados na região de Picos. A cerimônia contou com as presenças de alunos, professores, pais e foi conduzida pela Procuradora-Chefe do MPT-PI, Natália Azevedo, contando ainda com a presença do Procurador do Trabalho Igor Costa.

Na etapa estadual, o MPT na Escola contou com a participação de 19.433 estudantes de 4º e 5º ano, de 71 municípios e 403 escolas. “A participação no projeto foi muito positiva e ela tem crescido a cada ano. A entrega desses prêmios é uma forma de reconhecer o trabalho e o empenho que esses estudantes e toda a comunidade dedicaram ao projeto. O trabalho infantil, infelizmente, ainda é uma realidade no nosso estado e no nosso país e precisamos unir esforços para erradicá-lo. A participação da escola e a conscientização das nossas crianças é um passo fundamental nesse processo”, pontuou a Procuradora Natália Azevedo, que também é Coordenadora Regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (COORDINFÂNCIA).

O MPT na Escola envolveu as categorias conto, música, poesia e desenho. Os primeiros colocados em cada categoria levaram para casa um notebook, enquanto os segundos e terceiros colocados receberam um tablet moderno. As escolas dos estudantes campeões também receberam um notebook.

Na categoria Desenho, o terceiro lugar foi conquistado pelo município de Oeiras, com os estudantes Isac Vieira de Almeida e Nathaly Kailany de Sousa Nogueira, da Escola Municipal do Contentamento, que receberão, cada um deles, um tablet. Já o segundo lugar foi ocupado pela estudante Ana Clara Ribeiro Dias, do município de Cristino Castro, que receberá sua premiação no município de Bom Jesus. A estudante que ficou em 1º lugar na categoria Desenho, foi Kelly Patrícia Aguiar Brito, da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Município de Simões.

Na categoria Poesia, o terceiro lugar do pódio foi dividido pelos municípios de São João da Fronteira, que receberá a premiação em Teresina, e Bom Jesus, que receberá a premiação em Bom Jesus. Já a segunda colocação ficou com o estudante Pedro Davi Nogueira de Carvalho, da Escola Municipal Antônio Tapety, de Ipiranga do Piauí. Os estudantes Maria Lavínia Costa Barros e Jonas Carvalho Silva, da Escola Líria Maria da Cruz Alencar, do município de Jaicós, foram os grandes campeões.

Na categoria Conto, a região de Picos ficou com o segundo lugar, com a estudante Emily Raquel da Silva Carvalho, que escreveu o conto “A vida sofrida de Lívia”. Ela é estudante da Escola Municipal Santa Isabel, do município de Simões.
Já na categoria Música, o terceiro lugar deu empate, ficando com os estudantes Dayane de Moura Sousa, Laura Vitória Fernandes Monteiro, Maria Eduarda dos Santos, Nercy Sofia Fernandes de Sousa e Wiviany de Sousa Santos, da Escola Municipal Borges Marinho, do Município de São José do Piauí, e ainda os estudantes Ana Clara da Mata Amorim, João Lucas da Mata Santos, Murilo Sousa Silva, Nathan Santos da Mata e Nícolas Santos da Mata, da Escola Justino Cecílio dos Santos, do município de Queimada Nova.

O segundo lugar é do município de Cabeceiras do Piauí, que receberá sua premiação em Teresina. Já os grandes campeões da categoria Música foram os estudantes de Iago Lorenzo da Silva Gonçalves, João Víctor dos Santos Silva, Mickson Felipe da Silva Fontes, Renan Kauê de Sousa Viana e Wgledson Raul Miranda da Silva, mais uma vez da Escola Municipal do Contentamento, do município de Oeiras.

Tags: trabalho infantil, MPT na escola, crianças, premiação

Imprimir