MPT-PI participa de sessão pelo Dia do Advogado Trabalhista e reforça a importância da classe para garantia dos direitos dos trabalhadores
A Assembleia Legislativa do Piauí realizou uma sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado Trabalhista, comemorado no dia 20 de junho. A sessão reuniu advogados e representantes de instituições que atuam na defesa dos direitos dos trabalhadores, entre eles o Ministério Público do Trabalho. A solenidade atende a um requerimento proposto pelo deputado Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.
O MPT-PI foi representado pelo Procurador-chefe Edno Moura. Ele destacou o papel dos advogados trabalhistas na garantia dos direitos dos trabalhadores e no cumprimento da legislação trabalhista. “Uma homenagem como essa é fundamental para reiterarmos a importância dos advogados trabalhistas na garantia de direitos. É necessário chamarmos a atenção da importância da Justiça do Trabalho, sobretudo quando ela tem sido alvo frequente dos ataques na tentativa de fragilizá-la e retirar direitos”, pontua.
Advogados e representantes das instituições de direito do Estado reiteraram os avanços e lembraram do processo de instituição da Justiça do Trabalho no Piauí. O Advogado Celso Henrique de Alencar, presidente da Associação da Advocacia Trabalhista do Estado do Piauí (AATEPI), destacou que o trabalho dos advogados trabalhistas é fundamental para toda a sociedade. Segundo ele, 30% dos advogados piauienses atuam na área trabalhista. “Essa é uma data muito significativa porque somos uma categoria que trabalha buscando promover a dignidade da pessoa humana, a saúde dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, promovendo Justiça social”, frisou.
O presidente da Assembleia, Franzé Silva, ressaltou que a sessão solene é uma demonstração do reconhecimento do Legislativo piauiense aos advogados trabalhistas. “São eles que, no dia a dia, trabalham para promover a harmonia entre empregados e empregadores e o cumprimento das leis trabalhistas. É uma classe pujante e, por isso, queremos deixar marcada essa data e, todos os anos, fazer esse reconhecimento ao trabalho dos advogados e advogadas do Piauí”, pontuou, lembrando que essa era a primeira homenagem realizada após a instituição da data no calendário oficial de eventos do Piauí.
O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho no Piauí (TRT-PI), Francisco Meton, ressaltou que, apesar dos consequentes ataques à Justiça trabalhista, essa é uma área que vem demonstrando a sua força e necessidade. “A Justiça do Trabalho nunca acabará porque enquanto civilização houver, haverá trabalho e, enquanto houver trabalho, haverá um órgão que o regule, que defenda os direitos quando houver conflitos”, afirmou, lembrando que esteve presente na audiência pública que discutiu a implantação do TRT-PI.
Participaram ainda da sessão o presidente da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB), Celso Barros Coelho, o coordenador da Associação dos Advogados e Advogadas pela Democracia (ADJC), Herbert Maciel; representando o presidente da Associação Jurídica e Social do Piauí (ajuspi), o diretor executivo Rafael Correia; presidente da Comissão do Direito do Trabalho da OAB-PI, Wladimir Mesquita; Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí (AATEPI), advogada e representante da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), Noélia Sampaio; Superintendente do Ministério do Trabalho, Adriana Saraiva de Sá e o juiz do trabalho, Ferdinan Gomes dos Santos.
Tags: MPT-PI, Dia do Advogado, Ministério Público do Trabalho, trabalhista, sessão, Assembleia