Trabalho infantil é tema de palestra para jovens em Barras

A convite da juíza Benedita Paes Landim, da Justiça Itinerante do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, a procuradora do Trabalho, Maria Elena Rêgo, ministrou palestra sobre “Erradicação do Trabalho Infantil” para adolescentes e professores das escolas da rede pública municipal de Barras na tarde da última quarta-feira (21).

 

Maria Elena Rêgo falou, incialmente, sobre os números do Trabalho Infantil. Explicou que os tipos mais comuns nos municípios do interior do Nordeste são o trabalho doméstico e a agricultura familiar. Apresentando estatísticas simples, afirmou que o Trabalho Infantil é a principal causa de evasão escolar. Em seguida, colocou dois vídeos que ilustram fielmente a realidade de crianças e adolescentes submetidos ao trabalho doméstico e a lida na roça.

“Alertamos para o fato de que uma criança que trabalha não se qualifica profissionalmente. Na vida adulta, obtém empregos de baixa remuneração e seus filhos terão que trabalhar para ajudar na complementação da renda familiar”, afirmou a procuradora.

Ao final da palestra, muitos jovens citaram situações que vivenciam próximas à realidade demonstrada, formularam perguntas e apresentaram reflexões sobre a importância de quebrar o ciclo do Trabalho Infantil por meio da educação.

“A experiência demonstrou a necessidade de uma atuação continuada do Ministério Público do Trabalho em outras escolas públicas e também em escolas particulares. Precisamos conscientizar e envolver no combate a esse grande mal os jovens que serão os futuros empregadores”, finalizou.

Fonte: MPT-PI

Imprimir